Admirar, não endeusar. Não é uma pessoa a qual eu teria afeto por, nem nada. Admirar é simplesmente olhar para a postura adotada por ela e... me por no lugar.
Quer ver? Vamos lá.
Você é uma garota chamada Lúcia. Em algum momento da nossa conversa, você se fundirá com a Lúcia e comigo. Você sempre gostou muito de cantar, e seu sonho era poder usar sua voz para tocar os corações das pessoas, sem precisar se ultrassexualizar. Você sofreu bullying por não ser como os outros, falavam mal de você, eram cruéis, eram escrotos, até que você se mudou de escola, no sexto ano. Pessoas gostam da sua voz, dizem que você canta bem. Te elogiam o tempo todo, e você se pergunta constantemente: Será que eu sou boa mesmo? Você fica incerta, você é humana. Mas você luta, tenta escrever suas próprias músicas, tenta fazer que de certo, não se pergunta se as pessoas vão gostar, você gosta, que você cante, como se ninguém estivesse escutando. Um dia, sua mãe chega, feliz, com emoção na voz e no brilho dos olhos , e diz a seguinte notícia:
-LÚCIA! Eu não acredito! Um diretor de uma produtora um pouco conhecida te viu cantar no karaokê, naquela noite no aniversário da Júlia!!( Na verdade, sua mãe pagou quatro mil dólares para gravar esse clipe, porque ela sabia o quanto você seria feliz com isso, olha o quanto ela te ama)
-Mais que isso filha, esse produtor quer ouvir uma das suas originais, e até GRAVAR UM CLIPE.
Eu tremo de emoção. Como assim?!! Eu nunca fiz aula de canto! O coração vai a mil, nossa, agora é séria a parada, como lidar? O que meus amigos vão dizer quando me virem cantar assim, exposta? E...
(...)
-Muito boa essa música, Lúcia. Vamos fazer o clipe.
Vou tentar ser fofa. Tentar ser cativante. Cantar com meu coração, mesmo ele tendo escolhido uma música que eu nem gostei tanto, que eles que produziram. Vou tentar. Dar meu melhor... Afinal, isso vai ser arte. É música cantada com minha voz, eu dei cara a isso, é arte, é minha produção, eu vou ter carinho por ele.
(...)
Saiu o vídeo! não acredito. Estou muito nervosa, é a primeira coisa que produzi assim, pro mundo, espero que renda bons frutos, mas estou MUITO ANSIOSA, parece que vou surtar! O que será que as pessoas tem a dizer? Acho que não posso focar muito nisso, preciso simplesmente esquecer disso e seguir minha vida, tentar perseguir meu sonho, mesmo assim...
(...)
Lúcia White está em todo o canto, cantando a canção ``Amor pela obra``. As pessoas não gostam de seu vídeo, de sua música. Mais que isso, elas precisam FALAR MAL de Lúcia. Pessoas no Afeganistão comentam de Lúcia, a brasileira. Riem dela. Dizem que é estúpida. Que é burra. Dizem coisas que vao além de ``sua música não me agrada.``Pessoas realmente precisam estabelecer diálogos que envolvam:
-Nossa, ouviu a música da Lúcia? Muito ruim, né?
A pessoa pode nao ter nem ouvido, mas ela vai atrás. E diz:
-ÉEE, uma droga, essa tal de Lúcia.
(...)
-EU QUERO TIRAR O VÍDEO DO AR, MÃE! POR FAVOR, ME AJUDA, PROCESSA ELES!ELES NÃO ME DERAM OS DIREITOS DO VÍDEO, EU NÃO CONSIGO TIRAR DO AR! NÃO QUERO MAIS QUE NINGUÉM VEJA, É UMA VERGONHA!
(...)
No consultório do psicólogo:
-EU NÃO AGUENTO MAIS! NÃO FUI NEM EU QUE ESCREVI ESSA DESGRAÇA DE MÚSICA! Sao mensagens todo dia, milhares delas, de todos os cantos do mundo, Jarbas, todo dia! PARECE QUE TODO MUNDO ME ODEIA! Pessoas dizendo o quanto me desprezam, o quanto gostariam que eu morresse! Eu nunca mais vou cantar de novo!
-(Resposta do psicólogo)
(...)
-Quatro meses depois de lançar o single mais odiado do MOMENTO, a cantora Lúcia White se lança... ao público, novamente, com seu novo Single ``Paz``.
Lúcia fez aulas de canto, percebeu que o ódio das pessoas depositado nela eram problema das pessoas, e não dela. Se não gostassem, que virassem as costas e nunca mais falassem dela de novo.
Mil corações reprimidos queriam te botar para baixo, e quase conseguiram. Quase conseguiram te diminuir. Mas você enfrentou tudo, correu atrás. Hoje em dia, não é tao famosa mundialmente, muitos esqueceram de você. Você amadureceu. Hoje, se a pessoa chega e fala( por mensagens, pois não tem coragem de dizer pessoalmente):
-Você é uma bosta!
Você simplesmente responde:
-OK. E bloqueia a pessoa. Você está pouco se ferrando para mais um aleatório, e a vida é muito curta para se preocupar com cada um deles. Ela sabe que não é uma bosta, não precisa provar isso a ninguém.
Espero que você esteja feliz, Rebecca. Seja onde estiver. Sua arte venceu a negatividade de muita gente, mas muita gente mesmo, você foi muito forte em relutar e quando todos diziam : PARA DE CANTAR, VAI LAVAR LOUÇA! Você ignorava, perseguiu seu sonho. Isso é lindo. E mais, você não guardou rancor das pessoas, hoje, se te elogiam, você fica mais em paz ainda.
Hoje, você está conhecida. Marcou muitas pessoas. Foi chamada para aparecer em clipes, em filme, tem um canal do Youtube, tem dinheiro pra caramba, e ainda pode desfrutar de tempo com a sua família. E acabou de fazer vinte anos.
Canta. Canta mesmo, e canta mais.
E é por isso. É por isso que eu te admiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário