é muito importante questionar o status de questionamento da arte racionalizante, uma vez que uma das grandes perguntas suscitadas é:
-Pra que serve esse trabalho?
-Qual é o objetivo disso?
É incrível o caráter engajado do dadaísmo, pois mostra que através da razão , se chega na guerra, na destruição, que essa razão branca fútil burguesa leva a destruição, que o homem ainda não aprendeu a viver com sua espécie.
Como adentrar o tempo especulativo? os ready mades são quase projetos arqueológicos, pegam sucatas , instrumentos, o deixam ''nu'' em uma superfície, e a partir disso podem viajar no tempo, sendo até lançados ao futuro através da literatura, música e afins.
Saindo dessa experiência com uma firme
convicção de que o inconsciente opera com um tipo
de energia totalmente diverso daquele do consciente -
tentando refazer a realidade segundo seus próprios e
mais extremos desejos em lugar de buscar apreender
racionalmente a estrutura do real como algo fixo e
predeterminado - Breton estava convencido da verda-
de da posição psicanalítica de Freud.
Adoro isso, de novo chegamos a Husserl
Ao mesmo tempo , seria o universo, então, estático?
vontade. O encontro
esperado por Breton pode ser com uma pessoa ou com
um objeto: seu caráter será idêntico em ambos os ca-
sos.
E lá vamos nós com Lacan novamente.
Ao afirmar que o dadaísmo tem um quê de se ''levar'' pelo desejo libidinal, é quase como embarcar na pulsão de morte e deixar a sensação perpassar a razão, moldando aleatóriamente mas com uma seta de intencionalidade turva.
O surrealismo é lindo porque lida com o subconsciente, com o tabu, com a manifestação de desejos reprimidos, e ele próprio tem um quê de vodoo, ele impacta e atinge graus profundos da psique até dos espectadores, e sim, existem realidades paralelas, cada vivência é uma narrativa, cada vivência ressalta e pondera acerca de aspectos que lhe sejam atraentes para guiar o sentido de uma vida.
inconscientes. A emoção de modo algum era de satis-
fação, mas de perturbação, como aquela produzida pela
irritante consciência do fracasso,"?
essa tensão é ótima, é como se botasse a tensão sexual da sexualidade exacerbada do universo pluri estímulo da contemporaneidade e a escrachasse, a deixasse visível através da imagem, a energia psíquica em seu momento mais pressionado, pronto para transbordar e por fim ao sofrimento das amarguras da dor, ódio, e antipatia humanos.
O tempo literal e real é muito interessante, aí chegando em pinturas de Dali e Kahlo, por exemplo, a pintura em que ela se postra entre a fronteira do méxico e eua, extremamente atual, conseguimos sentir o cheiro da fumaça na atmosfera do ápice da industrialização dos isteitis.
Ao fazerem parte do espaço real e, no entanto, es-
tarem de alguma forma alijados deste, a bola suspen-
sa e a meia-lua buscam abrir uma fissura na superfi-
cie contínua da realidade.
Podemos fazer uma alegoria a liberdade, estamos pairando no ar, no oxigenio e as outras misturas gasosas, mas estamos confinados a lei, a liberdade do outro, aos costumes, aos princípios éticos e morais de nossas próprias mentes e do meio, essa é a gaiola.
Abrir fendas na realidade contínu0a dos espaços e das vivências, é pra isso que eu vivo.
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