segunda-feira, 14 de setembro de 2020

questões

 É incrível perceber que , no início do advento da fotografia, essa concepção do movimento possa estar tão adiantada. É muito interessante perceber o movimento que é esperado , em Boccioni, em que o centro da garrafa, a parte que foi retirada, mal se vê, em uma análise que, os objetos, se deslocando ao redor desse eixo vertical, estariam tão rápidos, que mal se enxergaria o centro do mesmo, como um turbilhão de luz. É interessante perceber o eixo central como a manifestação do Movimento Absoluto, como uma manivela das máquinas, como característica vital do movimento futurista. 


é interessante também pérceber pelo espaço-que-falta, pelos ínteres ( esqueci aquela palavra) pelo qual a noção conceitual e abstrata da garrafa da cabeça de cada um vai auto moldando a garrafa, e como seus espaços em aberto são propíceos para fazer respirar a obra, o espaço da ''frente'', que deixa observar o negativo na forma, abre caminhos para o abstrato, será que uma série de fotografias de todos os angulos possíveis da escultura satisfariam mais as noções de movimento, uma vez que uma foto precariza muito o movimento da obra em si, ainda pelo fato de que nós, público a trabalhar a obra, não podemos ve-la pessoalmente...


A obra tem um quê de intimista, no momento que lhe é acessível o núcleo, o que é um tema muito potente, atingir o cerne do pulsar de uma rotação que movimenta o sistema inteiro da obra, é o reflexo do futurismo como: vamos para além do opaco, para além dos objetos fechados em si, acessamos o raio-x, acessamos o movimento, a rapidez, o processo mecânico, somos praticamente deuses.( Usar em alguma obra isso , talvez o boneco estar aberto, deixando aparecer o que poderia ser um coração) .Tudo isso busca, de certa forma, acessar esse sistema auto-fornecedor de energia que se equipara ao pensamento. ( A problemática seria: a máquina não é auto-geradora, e os recursos vão ficando escassos, mas aí está a questão: o artista se esgotaria, ele teria esse poder de auto-geração, ou poderia , em algum momento, se desencontrar de sua criatividade?'') 


*escultura, entre outras, o uso de materiais não-tra-

dicionais, como vidro, metal laminado, arame ou lu-

zes el étricas .')* vou ser futurista


é interessante como o picasso chega  e consegue abordar essa multiplicidade de perspectivas, enquanto os futuristas ainda pensavam em algo nuclear, em algo como um pilar, ou mesmo os construtivistas, com a torre do Tatlin, que , querendo ou não , respeita um eixo vertical, o que picasso faz é dissipar essa nuclearidade, abordar perfis e o máximo de perfis representados possíveis, o que enriquece e traz um ar de confusão , sem saber onde começa, termina, com o fundo se mesclando com o plano em destaque. 

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