terça-feira, 28 de setembro de 2021

TCC coisas

O trabalho e obra serem dissecados, frutíferos cadaveres latentes que ativam e reativam espaços virtuais ou nao, parte da conhecida nocao de arte-vida. O trabalho de Mariana Mitic surgiu a partir de uma problematica: Como lidar com pessoas, como comunicar, como ser um objeto de escuta e percepcao geral. Segundo Oiticica, o contexto arte-vida-corpo-mundo, é o que artista se encontra imersaté mal conseguir respirar, muitas das vezes. 

Claro que podemos adentrar brevemente no que concerne confundir personartística e ofício com identidade, como tentativa de esboçar intencionalidade acerca dos corpos que sao lancados a esmo no espaço oscilante que é o que concebemos como vida, o que pulsa, que esta vivo. 

Pois bem, destas pulsões, muitas se mesclam e trazem dúvidas, uma vez que vida se confunde, em nossa realidade de infinitas possibilidades,com ruído. O ruído busca pelatençao, a cor vibrante, os decibéis mais elevados para finalmente nos depararmos com conteúdo, com corpos, falas, maquinas deleuzianas que buscam ser apreendidas, que farao as inúmeras engrenagens escondidas pelos requintados tecidos púrpura que evocam imagens a serem devoradas, acatadas, digeridas.

 a palavra ''simbolizao'' provém do grego ''symbolón, sinal de reconhecimento , aludindo a ''um objeto dividido em dois entre dois indivíduos. Cada indivíduo retinha uma metade. após uma longausencia, um deles apresentaria sua metade e, se ela correspondesse a outra metade que o indivíduo possuía, isso colocaria em evidencia um vínculo entre os dois.'  Di Cegli

Dos ideais alimentao - Nutrir-se de imagens. Projeçao 

artista propõe, entao, o olhar crítico acerca do que digerimos, o que olhamos, o que torna-se objeto de projeções do subconsciente, uma vez que o corpo, em seu ideal potencializante, muitas vezes nao consegue concretizar e proporcionar para si mecanismos de ao que busquem lidar com as pulsões, erradica-las, transmuta-las, etc. É preciso projetar, para, assim, conseguir transpassar os processos catarticos. O que se põe em jogo é o quanto essa catarse pode ser violenta, pode ser descompromissada com o objeto com o qual se dialogara.


a obra dartista tem grande referencia dartista sérvia Marinabramovic, uma vez que a mesma se utiliza deste conceito, arte-vida, para usar seucorpo e obra comoexperimentos sociais, zonas de limites em instancias que concernem até onde vai o sujeito, até onde a imagem artista de despe de sua carne , cheiros, vivencias, pensamentos e emoções e torna-se apenas mais uma imagem a ser consumida, ou entao: quais os fatores de fricçao, os pontos de tensao que abordam um inconsciente coletivo, e a tentativa da transformao do ''outro'' em rótulo estabelecido, condicionado, seguro.

O trabalho de Mariana Mitic é um surfe caótico cujos mares oscilam em tempestiva revolta e calmaria, uma vez que diz respeito o assimilar o sujeito como partes rearranjadas, logo, o próprio corpo dartista é uma colagem, assim como seu pensamento, referências.

Fases: Crises- Questionamentos acerca das instituições vigentes 

Rupturas, ou corpo sem orgaos - 

Remanejamentos e ordenações 

Silencios e contemplao, distanciamento estético








Com o quesito que habita o cerne da perturbacao do ser, artista se vê exaurida por ter elaborado para si o potencial transmutador, por diversas vezes o artista se depara com resultados diferentes de como o corpo e quais corpos impactam, por que impactam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário